Verificações pré-instalação.
Você tem o selo correto e todas as peças necessárias para a substituição. Você tem o desenho da bomba em mãos com as dimensões de instalação ou o desenho do fabricante do selo. A caixa de empanque da bomba está limpa Nas bombas de carcaça dividida, a junta não se estende para a caixa de vedação. O eixo está livre de arranhões e rebarbas, as roscas são coladas e os rasgos de chaveta são preenchidos com a superfície do eixo para evitar que os elastômeros da vedação sejam cortados na borda do rasgo de chaveta (uma inserção de chave de madeira fictícia é ideal).
Verificações de instalação Encare os fatos, os selos falham. Eles não se desgastam. Na maioria das vezes, surge algo para atrapalhar o bom funcionamento da bomba e você está enfrentando um vazamento constante que já destruiu seu selo danificando as faces do selo. Mas há outro caso. O selo que vaza na inicialização após a manutenção. Um selo que dura uma semana sem abrir mão é geralmente considerado bom. A propósito, isso é um ROT (Regra de ouro). A operação de selos mecânicos é uma forma de arte. Há muita ciência nele, mas você tem o talento ou não (nesse caso, você precisa muito deste site). Um selo que vaza após a manutenção foi mal instalado. É muito imprudente ignorar as verificações básicas listadas aqui, porque sem essas verificações não há certeza de que seu selo funcionará, muito menos dará uma vida útil razoável. Eu odeio ter que fazer um trabalho novamente depois de ter montado tudo de novo ... não é? Verificações da bomba Desvio do eixo Os eixos são dobrados. O impulsor giratório possui carga desigual, fazendo com que o eixo se desvie da garganta da voluta. A deflexão constante causa fraqueza e pode levar a um deslocamento permanente do eixo, levando ao esgotamento do eixo. O esgotamento do eixo é ruim para as vedações. Isso faz com que eles flexionem duas vezes em cada rotação do eixo. Em velocidades suficientemente altas, isso pode causar uma vibração na vedação, o que permite que as faces da vedação ABram. Falha na vedação do BANG. Portanto, olhe para os recessos escuros de seus armários e retire o DTI (Dial Test Indicator) ou o indicador de relógio que se esconde lá, não amado e não utilizado, e verifique o eixo da sua bomba quanto a desvios de eixo prejudiciais. As bombas suspensas de estágio único devem ser verificadas perto da posição de funcionamento do selo, mas as bombas de estágio múltiplo devem ser verificadas em intervalos adequados ao longo do eixo, bem como na posição de funcionamento do selo. Desvio do eixo do selo mecânico A corrida não deve exceder 0,002 polegadas ou 0,05 m.metros. Concentricidade da luva do eixo Você verificou o eixo quanto ao desgaste e, como o elastômero de vedação costuma usar um anel de traste no eixo, uma luva é montada para proteger o eixo. Quando uma nova luva do eixo é montada, e isso deve ocorrer com cada nova vedação, é uma boa idéia executar novamente a verificação de vazamento do eixo para garantir que a luva esteja concêntrica com o eixo. A corrida não deve exceder 0,002 polegadas ou 0,05 m . Uma observação sobre as mangas do eixo. É uma economia falsa omitir a troca da luva do eixo ao substituir uma vedação mecânica. Movimento do eixo axial Configure o seu DTI para medir a quantidade de movimento axial do eixo. A quantidade variará de acordo com o tipo de bomba, sua configuração de mancal e o tipo de mancal de impulso em uso. Essencialmente, existem quatro tipos de rolamentos axiais: Rolamentos rígidos de esferas Rolamentos de rolos Michell, Kingsbury ou mancais axiais, geralmente feitos de superfícies de mancais de metal branco. Arranjo de absorção do impulso do pistão de equilíbrio. Esse tipo é frequentemente encontrado em bombas de água de vários estágios de alta pressão, nas quais as forças hidráulicas são parcialmente equilibradas pelos impulsores e o vazamento controlado após um pistão de equilíbrio fornece o estágio final do posicionamento da unidade rotativa. O princípio básico é que o eixo deve ser colocado em sua posição de funcionamento antes de tentar encaixar a vedação. No caso de vedantes de cartucho, a placa de cobertura do vedante deve ser fixada à carcaça da bomba, o eixo posicionado e, em seguida, os parafusos de travamento do vedador apertados ao eixo. Os tipos que não são de cartuchos precisam ter uma marca de referência gravada no eixo em relação à posição da placa de vedação e, em seguida, à dimensão de montagem marcada a partir deste ponto. Uma observação sobre a posição de montagem. Não é uma boa prática aplicar uma nova vedação observando as antigas marcas de parafusos e depois alinhando-as. Se você deseja um bom desempenho de vedação, comece da maneira correta ... meça a distância necessária, não tome atalhos. O último selo poderia ter sido ajustado incorretamente, talvez causando a reconstrução que agora é necessária. Você está armazenando problemas futuros se economizar. Esquadria do alojamento do selo mecânico Esquadria do alojamento do selo O selo estacionário deve ser montado em 90 graus no eixo do eixo. Não conseguir isso fará com que a cabeça do selo se mova para ocupar qualquer desalinhamento. Esse movimento oferece uma oportunidade para as faces de vedação abrirem e para a entrada de partículas de sujeira. Se você estiver trocando a embalagem e aprimorando o equipamento para uma vedação mecânica, preste muita atenção ao colocar a placa de fechamento do alojamento da vedação na posição correta. A verificação básica é como mostrado no diagrama. Também é aconselhável verificar o furo do alojamento da vedação neste ponto quanto à concentricidade com o eixo. Coloque a ponta sensora do indicador de discagem dentro do orifício na parede do alojamento da vedação e gire o eixo. Uma pequena quantidade de desalinhamento é permitida, mas o importante é verificar se o corpo da vedação não pode tocar na parede do alojamento da vedação em nenhum ponto de sua rotação. Verificações gerais Enquanto a unidade da bomba estiver na oficina para manutenção, aproveite a oportunidade para garantir que a camisa de água de resfriamento esteja livre de detritos, que qualquer outro arranjo de água de resfriamento seja limpo de qualquer obstrução. As placas de orifício que controlam o fluxo de água para um alojamento de vedação devem ser verificadas dimensionalmente corretas. Um selo faminto de sua ração de água de resfriamento será muito implacável e causará muita dor em pouco tempo. Esse tipo de falha é muito difícil de diagnosticar para o engenheiro comum. Até os melhores também têm problemas com este! Portanto, confira agora enquanto é fácil. Os rolamentos precisam ser substituídos se estiverem funcionando com algum vazamento da bomba ao redor. A entrada de umidade em um rolamento reduz drasticamente a vida útil de um rolamento. Se você estiver trocando a gaxeta macia por um selo mecânico, substitua também os rolamentos da unidade. O vazamento da sobreposta é mais do que suficiente para danificar os rolamentos. Verifique o impulsor quanto a danos por cavitação, indicando um problema no sistema que pode passar despercebido durante condições normais de operação. A cavitação pode causar vibrações no eixo da bomba, o que afetará o desempenho do selo. Eu sei que você garantirá que os anéis de vedação do impulsor sejam substituídos ou repostos para manter as folgas dentro dos limites do projeto. Permitir a recirculação dentro da voluta da bomba não é uma maneira de manter a eficiência de sua planta no nível mais alto e pode aumentar a pressão dentro do alojamento da vedação, o que fará com que a vedação se desgaste mais rapidamente!
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