Vários fatores desempenham um papel na seleção de um selo mecânico , o tipo de selo mecânico , os materiais utilizados e a maneira como um selo mecânico será operado: condições do processo, ponto de vedação em que o selo mecânico será usado, condições operacionais, e o meio a ser selado. Todo sistema funcionará apenas como seus componentes individuais. Se uma vedação mecânica funcionar sem problemas, ela levará uma vida útil praticamente sem intercorrências. Mas assim que a taxa de vazamento aumenta ou se o selo mecânico falha, sua importância rapidamente se torna evidente. As vedações mecânicas são, portanto, muito importantes em termos de estabilidade do processo, segurança da planta e viabilidade econômica.
O selo mecânico consiste essencialmente em duas superfícies deslizantes anulares planas que são pressionadas juntas. Uma superfície deslizante é fixada à carcaça da máquina estacionária, enquanto a outra superfície deslizante é fixada ao eixo rotativo. O meio a ser vedado, que geralmente está em contato com a borda externa das superfícies deslizantes, penetra no espaço entre as superfícies deslizantes, formando um filme lubrificante e emerge na borda interna como vazamento. O diferencial de pressão a ser vedado é estabelecido na direção radial. Na sua forma mais simples, uma vedação mecânica pode ser imaginada como um colar que é disposto e gira com o eixo.
Uma vedação mecânica é um elemento da máquina feito para vedar o ponto de passagem de uma peça rotativa (geralmente um eixo) através de uma parede (geralmente a carcaça da máquina). As características do selo mecânico são duas superfícies deslizando uma sobre a outra - geralmente dispostas em ângulos retos com o eixo de rotação - que são pressionadas juntas por forças axiais. Entre as superfícies deslizantes, há um filme lubrificante líquido ou gasoso.
Todo selo mecânico possui cinco elementos básicos:
1-Um anel (geralmente a face do selo)
circulando de forma síncrona com a parte rotativa (eixo)
2-Vedação secundária (geralmente O-ring) entre o eixo e o anel
3-Um anel estacionário (geralmente o assento estacionário) disposto na parte estacionária (caixa)
4-Vedação secundária (geralmente O-ring) entre essas partes
5-Mola para a face do selo
Para saber mais sobre partes do selo mecânico
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